Notícias

Oficina “O audiovisual para a primeira infância”

Mostra Meu Primeiro Cinema abre inscrições para a Oficina “O audiovisual para a primeira infância”

A oficina acontecerá dia 30.05.2023 – terça-feira –  das 18:30 e 20:30, UNB – Faculdade de Comunicação/FAC – Instituto Central de Ciências/ICC norte (minhocão) – Sala 9

A OFICINA 

A oficina destina-se a cineastas, realizadores e estudantes dos cursos de cinema e audiovisual em nível de graduação (público máximo de 20 pessoas) que desejam descobrir o mundo criativo de crianças de 3 a 5 anos, através de elementos da arte para a infância. 

Conforme Clarice Cardell, “As crianças nesta faixa etária exploram o mundo com uma delicadeza e uma beleza surpreendentes aos olhos liberados dos preconceitos que se têm em geral relacionados com o universo infantil.” 

Essa oficina em formato expositivo, pretende ser um espaço de compartilhamento da ministrante, a diretora Clarice Cardell, de seus 20 anos de experiência de teatro para bebês na Europa e na produção de conteúdos audiovisuais no Canal Bebe Lume.

Dentre os objetivos da Oficina destacamos o compartilhamento de conceitos sobre a arte na infância e os estudos da neurociência infantil; pretendemos promover um espaço de ressignificação do olhar dos cineastas sobre as potencialidades das crianças, a partir da experiência da ministrante com teatro para bebês e a produção audiovisual para a primeira infância, criando um espaço de protagonismo de narrativas construídas a partir do olhar da criança de 3  a 5 anos de idade.

A metodologia da oficina está dividida em 4 tópicos que abordarão temáticas práticas e aplicáveis na produção de conteúdos audiovisuais:

  • Quebrando pré-conceitos: a capacidade das crianças de 0 a 3 anos de observarem a arte; 
  • A primeira infância e a beleza do real: discussão sobre o infantilismo colorista das produções audiovisuais e a potência do drama do mundo concreto;
  • Noções básicas de ritmo e atenção: o tempo de observação dos bebês;
  • O teatro de objetos e o Canal Bebe Lume: enquadramentos e cortes.

As inscrições deverão ser feitas exclusivamente pelo link disponibilizado na Bio:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSf-Bkruq3VasuiQWKZzJRhlmZyYNTQrZmNYuVgBADc6bg7CIQ/viewform

Os inscritos selecionados  serão comunicados por e-mail

CLARICE CARDELL

Formada em artes cênicas pela Universidade de Brasília e com especialização em cinema no NIC (Núcleo de Investigacion Cinematográfica de Madri) e pós-graduada pela Real Escuela Superior de Arte Dramatico de Madri. Fundadora, diretora e atriz da companhia teatral, La Casa Incierta, que é a companhia com o nome de maior destaque no campo do Teatro para bebês na Espanha e no Brasil, com um repertório 12 espetáculos para crianças.

Mostra Meu Primeiro Cinema

A Mostra, apresentada pelo Ministério da Cultura/MINC, é uma realização do Instituto Bem Cultural/IBC, em parceria com o Canal Bebe Lume. Acontecerá de 30.05 a 04.06.23 em um dos cinemas mais emblemáticos da América Latina, o nosso Cine Brasília! Destinada ao público de todo o Distrito Federal, especialmente às crianças, oferecerá uma experiência imersiva dentro de uma programação cinematográfica inovadora e sensível. 

Serão realizadas sessões escolares para crianças de escolas públicas de diferentes cidades do DF, assim como para o público familiar no final de semana. As crianças serão recepcionadas por uma encenação teatral, que realizará a ponte entre o mundo cotidiano e o mundo extraordinário da arte.

Coordenador Geral & Idealizador: Léo Hernandes

Curadoria: Clarice Cardell e Vicky Romano

Coordenação de Agendamento e Logística: Roseane Braga

Assessoria de Comunicação: Max Lage

Realização 

Instituto Bem Cultural/IBC em parceria com o Canal Bebe Lume

Projeto Meu Primeiro Cinema – Termo de Fomento Nr. 930083/2022 firmado em  04.07.22 – Realização Instituto Bem Cultural – IBC CNPJ 15.070.138/0001-34 Valor: R$ 300.000.00   Valores de RH: R$ 133.000,00

Compartilhe este evento!

Um comentário para “Oficina “O audiovisual para a primeira infância”

Deixe um comentário

Pular para o conteúdo