Notícias

Curso presencial na Biblioteca Nacional de Brasília – BnB – ofereceu um amplo painel das culturas africanas e sua relação com Brasília

As interseções entre Áfricas e Brasil são objeto de estudo de diversas ciências. O Curso Visões de África e visibilidade da população preta do DF estimulou e impulsionou esse tema, orientando e instrumentalizando os profissionais da educação e o público em geral para estudo e ensino das Histórias Africanas e suas relações com o Brasil, pauta relevante no contexto histórico atual. 

O Projeto foi contemplado no FAC Multicultural 2021, promovido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa SECEC/DF em 2021 e teve como parceiro o Instituto Bem Cultural/IBC. Os encontros ocorreram no auditório principal da Biblioteca Nacional de Brasília/BnB entre maio e junho de 2022. 

Foram 9 encontros presenciais sob a orientação de professores de instituições de ensino público e privado: Universidade de Brasília/UnB; Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ; Instituto Federal de Brasília/IFB; entre outros centros de pesquisa e extensão.  

Entre os principais objetivos do projeto destacamos a diversidade no trato com as fontes históricas africanas e a apresentação de autoras negras presentes em nações africanas, como a Socióloga nigeriana Oyeronke Oyewumi e a Filósofa brasileira Djamila Ribeiro; há também o intuito de resgatar a importância da implementação da Lei 10.639/2003, que estabelece a obrigatoriedade do ensino de “História e cultura afro-brasileira” dentro das disciplinas que já fazem parte das grades curriculares dos ensinos Fundamental e Médio.

A ideia foi proporcionar aos envolvidos subsídios para narrativas menos eurocêntricas e colonialistas acerca das sociedades africanas. Além disso, analisaremos a presença do afrobrasileiro sob nova perspectiva, possibilitando a visibilidade de figuras marcantes na constituição da nossa sociedade, como Ferreira de Menezes, Luiz Gama, Sueli Carneiro, Lima Barreto, Arthur Carlos e muitos outros protagonistas da História Brasileira.

Dentre o corpo docente do curso destacamos os seguintes profissionais:

Professor Dr. Rafael Sanzio, titular da Universidade de Brasília/UnB e Diretor do Centro de Cartografia Aplicada e Informação Geográfica/CIGA, Coordenador dos Projetos Geografia Afro Brasileira: Educação & Planejamento do Território (Projeto GEOAFRO) e Instrumentação Geográfica, Educação Espacial e Dinâmica Territorial.

Professora Dra. Selma Pantoja, especialista em História da África, pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional/UnB e do Programa de Pós-graduação em Ensino da História da Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ.

Dr. Guilherme Lemos, professor da Universidade de Brasília/UnB. Homem negro pertencente aos povos tradicionais de matriz africana através do terreiro Tumba Nzo Dia Nzambi (Família Tumba Junsara). Na comunidade, atende pela Djina Ndundufurama desde sua iniciação em 2015. É historiador e professor efetivo do Instituto Federal de Brasília/IFB. Possui graduação e mestrado em História pela Universidade de Brasília/UnB. Atualmente, docente do Instituto Federal de Brasília/IFB. 

Juliana Lage, historiadora  pela PUC/MG, pós-graduada em Culturas Negras no Atlântico – História da África e dos Afrodescendentes/UnB. Realizou projetos de inserção curricular das Histórias das Áfricas com base na Lei 10.639/2003; Palestrante sobre as identidades brasileiras: Relações entre Brasil e continente africano. Organizadora e Coordenadora do Curso sobre o “Ensino da História da África e afrodescendentes no Brasil, segundo a Lei 10.639/2003.” Organizadora e Coordenadora do Seminário “Inclusão Étnico-racial, e a Lei 10.639/2003 Obrigação ou Cidadania?” – SINPRO-EP/DF; Escritora de tese sobre Lima Barreto. 

Nesta série apresentada temos a gravação de 15 módulos do Curso.

Acesse os Vídeos no Canal do Youtube do Instituto Bem Cultural – IBC 

Compartilhe este evento!

Um comentário para “Curso presencial na Biblioteca Nacional de Brasília – BnB – ofereceu um amplo painel das culturas africanas e sua relação com Brasília

Deixe um comentário

Pular para o conteúdo