Projeto Mulheres e o Isolamento Social

Projeto prevê a coleta de narrativas, produção de poemas e histórias com temática isolamento social

A Covid-19 e o isolamento social afetaram de maneira desigual e severamente as populações mais vulneráveis, em especial as mulheres. Sendo a afetação em diversas dimensões da vida e do cotidiano destas pessoas.

O confinamento, o trabalho domiciliar, a convivência forçada entre as famílias elevaram, de forma exponencial, a violência doméstica e o feminicídio. O aumento do desemprego, decorrente da crise econômica e agravado pela pandemia, acomete de forma explosiva as mulheres e no caso de adoecimento e morte deixa órfãos e idosos abandonados sem a devida proteção do Estado.

O projeto “Mulheres e o Isolamento Social”, de iniciativa da escritora e produtora cultural Roseane Braga, trata da coleta de histórias impactantes vividas por mulheres pretas, moradoras da região do Paranoá, Itapoã e São Sebastião, para a posterior consolidação de uma obra literária ilustrada com narrativas e poemas.

A proposta busca dar voz a estas mulheres, evidenciando o impacto que o contexto das medidas de isolamento social causou em suas vidas. Acreditamos que esta iniciativa pode contribuir com a melhoria da vida de outras mulheres, dando luz a situações de negligência e invisibilidade.

O Projeto foi contemplado no FAC Multicultural 2021, promovido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa SECEC/DF em 2021 e tem como parceiro o Instituto Bem Cultural/IBC, a Tangará Desenvolvimento Social; O Coletivo Juntas, a Raruti Design e a Biblioteca Nacional de Brasília.

A proposta prevê ainda, a produção de um vídeo artístico, com linguagem poética e metafórica da obra, sem uma narrativa cronológica, linear, usando elementos simbólicos, para subsidiar sua apresentação nos encontros e debates com a comunidade.

Na perspectiva de ampliação do debate, o livro, o audiobook e o vídeo serão disponibilizados na internet, para download gratuito. Será realizada, ainda, uma live que ficará disponível, no canal do Instituto Bem Cultural, no youtube, para visualizações futuras. Para a live, serão convidadas lideranças, pessoas de referência nos movimentos sociais que lutam contra o racismo, o machismo e a violência doméstica, para explorar, junto com as demais participantes, o tema em questão.

Serão abertas inscrições para as entrevistas com mulheres, moradoras destas regiões, que queiram contar sua história. Importante salientar que será preservada a privacidade das protagonistas das histórias e seus personagens, com nomes fictícios.

A produção das narrativas, se dará no campo entre as histórias vividas, as percepções e os sentimentos provocados na autora, vivenciados e constituídos no ato das entrevistas e do próprio processo da escrita.
Os encontros e debates estão previstos para o primeiro semestre de 2023.

Cristiane Dias
Desing/capa e montagem da obra

Roseane Braga
Coordenação geral e escritora da obra literária
roseanebraga@gmail.com
Fernando Campos

Produção e edição do vídeo

Maximino Morais Lage
Assessoria de comunicação, mobilização e difusão
ibc.508sul.comunicacao@gmail.com

Alexandra Ferreira
Agente Cultural

Klara Barker
Assistente produção e articulação

Coletivo Maleta Cultural
Tradução de Libras

Cristiane Sobral
Artista e intérprete

INSTAGRAM – https://www.instagram.com/institutobemcultural/
FACEBOOK – https://www.facebook.com/institutobemcultural
YOUTUBE – https://www.youtube.com/channel/UCIGafuxnJjKzYhSWnTWcBiA/featured
SITE – http://www.institutobemcultural.org.br/

Tangará Desenvolvimento Social – instagram: @tangara_sociocultural

Pular para o conteúdo