O Projeto, de iniciativa da escritora e produtora cultural Roseane Braga, foi contemplado no FAC Multicultural 2021, promovido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa SECEC/DF em 2021 e tem como parceiro o Instituto Bem Cultural/IBC, a Tangará Desenvolvimento Social, O Coletivo Juntas, a Raruti Design e a Biblioteca Nacional de Brasília.
O projeto “Mulheres e o Isolamento Social” trata da coleta de material produzido durante o período agudo do Distanciamento Social intenso para a posterior consolidação em uma obra literária ilustrada com narrativas e poemas de histórias impactantes, que referem um agravamento a partir do contexto daquele isolamento proporcionado pela pandemia, vividas por mulheres pretas, moradoras da região do Paranoá, Itapoãn e São Sebastião
A proposta busca dar voz a estas mulheres, a respeito do impacto que o contexto das medidas de isolamento social causou em suas vidas.
A escolha do tema visa dar visibilidade a estes acontecimentos, sistematizar, denunciar, sensibilizar e promover o debate através da poesia e da criação de narrativas. Almeja-se, sobretudo, que isto não aconteça mais e que o Estado preze pelos seus cidadãos.
Serão abertas inscrições para as entrevistas com mulheres, moradoras destas regiões, que queiram contar sua história. Importante salientar que será preservada a privacidade das protagonistas das histórias e seus personagens, com nomes fictícios.
A parceria do Projeto com o IBC sinaliza convergência de público-alvo bem como de interesse em promover e apoiar estas ações culturais/sociais no DF
Acompanhe aqui maiores informações sobre o projeto.
Um comentário para “Instituto Bem Cultural apoia o Projeto “Mulheres e o Isolamento Social””